BLOG

A importância dos Sistemas de Gestão de Qualidade Alimentar

8/31/2022  - Informações

A importância dos Sistemas de Gestão de Qualidade Alimentar
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, cada vez mais um fator diferenciador para as empresas. Se estivermos a falar de uma empresa no setor alimentar, este tipo de sistemas ganha um peso ainda maior.
São vastas as certificações que podem ser elaboradas pelas empresas deste setor. Dentro das mais conhecidas, destacam-se a IFS Foods e a FSSC 22000, além das normas ISO 9001 e ISO 2200 que, embora mais abrangentes, podem igualmente ser uma opção.


Apesar de algumas diferenças entre as principais normas, todas permitem garantir alguns princípios e compromissos da empresa com seus usuários:
  • Controle e rastreabilidade ao longo de todo o processo de tecido, desde a recepção da matéria-prima à entrega ao cliente final

  • os processos de fabricação estão normalizados, o que garante uma maior qualidade nos produtos que saem da fábrica

  • mais informação e maior cadeia ao longo de toda a produtiva e de distribuição

Internamente, como vantagens também são claras e podem gerenciar o investimento necessário para a implementação de um sistema deste nível:

  • vantagem competitiva em relação à concorrência

  • a uniformização dos processos garante fluxos de trabalho mais ágeis e eficientes

  • melhoria da qualidade dos produtos, garantida por um maior controle e rigor em todo o processo produtivo

  • reconhecimento por parte do mercado e dos clientes, sejam como grandes marcas de retalho, entidades públicas ou mesmo clientes finais

Não é possível falar em Sistemas de Gestão de Qualidade Alimentar e Normas de Controle de Qualidade Alimentar sem Falar em HACCP - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle ou Análise de Perigos e Controle de Pontos Críticos.

Sistema de Análise de Perigos e Controle de Perigos (HACCP) é, sim, redução ou uma metodologia preventiva que permite detectar e evitar riscos que possam causar danos aos consumidores não aos acessos, através da forma a garantir que o consumidor não tenha acesso aos perigos a alimentos que não são seguros.

A mais valia do Software Integrado Gpanifica na Implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade Alimentar

A implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade Alimentar facilitada por sistemas de informação, com resposta às necessidades específicas específicas à implementação das normas comprovadas. 
O Gpanifica garante um conjunto de funcionalidades que permite um apoio à implementação de um Sistema de Gestão Alimentar entre os quais se destaca:


  • Controle de rastreabilidade desde a matéria-prima ao produto final

  • Controle de recepção de matéria-prima

  • Gestão de fichas técnicas, com informação nutricional, de ingredientes e procedimentos 

  • Possibilidade de registrar este tipo de parâmetros microbiológicos  mais modelo deste tipo de produtos
  • Controlo de integrado, o que permite uma gestão mais eficiente dos lotes errados, quer na expedição quer embalamento/etiqueagem

  • Gestão documental que ajuda a organizar documentos de forma a serem facilmente encontrados, por exemplo, em ambiente de auditoria externa

  • Gestão eficiente de lotes, o que permite alertar e consequentemente expiração de dados de validade

  • Gestão eficiente da produção, o que permite diminuir o desperdício

          

Todas as funções do processo são definidas em todas as funções do processo, em todas as funções do processo, em todas as funções do processo, em tempo real, como implementação em todas as funções do processo, em tempo real. As interfaces criadas são simples e garantem uma usabilidade adequada, para que o tempo que se perde nos registros seja o mínimo necessário para garantir o sistema.

baixo uma visão do resultado da informação que o GP possui, para que o ciclo possa tomar decisões fundamentais e comparar a vida do produto, das receitas, dos gestores, dos lucros, etc.


CATEGORIAS

ARQUIVO
Logotipo GPanifica Software Específico para Panificação Pastelaria e similares GPANIFICA