6/28/2024
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Hoje em dia, temos vindo a assistir a uma mudança nos padrões de consumo, com especial destaque para as preocupações dietéticas e de intolerâncias alimentares. Mas, como poderá integrar novas tendências, sem perder a identidade da sua empresa de panificação? Como uma indústria ancestral, a panificação tradicional tende a apostar nos produtos que já conhece e que são habitualmente consumidos pelo cliente do quotidiano. No entanto, a panificação tradicional pode modernizar-se, sem que isto implique uma mudança no posicionamento e postura mais virada para a produção convencional de uma padaria. Neste artigo, vamos saber quais são as novas tendências e como poderá fazer uma adaptação da sua indústria de panificação, mantendo uma tradição milenar que é a produção de pão.
Como o consumo de produtos de panificação mudou no novo século
Perante a crescente importância que as novas tecnologias têm na vida da sociedade moderna, é seguro dizer que as pessoas acedem a mais informação, publicidade e tendências de consumo, que influenciam as suas escolhas. Apesar dos alimentos do dia-a-dia serem consumidos de igual forma, as pessoas necessitam cada vez mais de informação sobre o que o produto contém, mas também há uma crescente necessidade de inovação. Mesmo tratando-se de uma indústria tradicional, a inovação pode estar na forma como se apresenta o alimento ou a procura da autenticidade na tradição. A busca pelo que é efetivamente autêntico e ancestral é também uma grande tendência que se tem visto na panificação.
Quais são as tendências alimentares mais recentes na panificação?
Existem algumas tendências alimentares na indústria da panificação, que têm vindo a ganhar mais visibilidade e que têm vindo a impulsionar o negócio para novas conquistas e cada vez mais lucros. Mesmo sendo uma área de atividade muito tradicional e enraizada no mercado, os empresários devem apostar na evolução e no desenvolvimento do negócio, até porque os padrões de consumo não param de mudar e evoluir.
O que mais se tem vindo a destacar nas novas tendências de consumo são:
Produtos saudáveis
A procura por alimentos saudáveis, que tenham um valor nutricional rico em proteína, é uma das tendências que tem vindo a ganhar protagonismo. Os clientes procuram alimentos ricos em nutrientes, com restrição de açúcar e enriquecidos com fibras ou outros ingredientes saudáveis. A aposta em farinhas diferentes, com menor índice glicémico e sem glúten é cada vez mais justificada.
Produção artesanal/autêntica
Se, por um lado, assiste-se a uma procura por pães e outros alimentos com novos ingredientes, por outro, existe um interesse crescente pelo produto artesanal, autêntico e local. Numa sociedade onde impera o fast food e alimentos com adições de corantes, conservantes, estabilizantes e outros químicos, o consumidor anseia por um produto artesanal, feito à mão, que preserve a autenticidade de tempos passados e que mantenha a ligação territorial e local intacta.
Etiquetas limpas
No seguimento do que referimos anteriormente, o consumidor procura também a chamada "etiqueta limpa", onde consiga identificar e conhecer todos os ingredientes utilizados, sem as letras e designações complicadas de ingredientes químicos.
Boa aparência
A aparência do alimento impõe-se cada vez mais na escolha final do consumidor. As redes sociais são as principais responsáveis deste apelo à aparência fotogénica do produto final, por essa razão, é fundamental que a indústria de panificação invista em meios que permitam o equilíbrio e a estabilidade do alimento, quer seja em termos de tamanho, consistência e sabor, assegurando que todos os produtos têm a mesma aparência apetitosa.
Rastreabilidade do produto
Hoje em dia, o consumidor preocupa-se mais em saber sobre o percurso do produto até chegar às suas mãos. Procura saber a data em que foi produzido o alimento, os ingredientes utilizados e o processo de fabricação. Esta é uma tendência que tem vindo a crescer, face ao aumento de alergias e intolerâncias alimentares a determinados ingredientes, como frutos secos, frutos vermelhos e produtos lácteos, entre outros. De resto, a rastreabilidade é possível e fácil de conseguir através de um software específico para o setor da panificação, que agrega estes dados com especial eficácia e minúcia.
Controle de qualidade e segurança
O consumidor tem crescentes preocupações com a qualidade do alimento que consome e é necessário dar-lhe uma resposta cabal quanto à segurança na sua produção. Mas esta tendência não tem a ver apenas com o consumidor, mas também com a crescente exigência das autoridades alimentares.
Produção sustentável
Uma tendência que tem vindo a acentuar-se nos últimos anos, é a preocupação com uma produção sustentável. O cliente procura um alimento que tenha sido produzido de uma forma sustentável, ou seja, que na fabricação do produto haja um menor desperdício de ingredientes, de energia e de água, entre outros fatores.
Inovação nos produtos
A produção da panificadora não é alterar alimentos e pães que já estão bem estabelecidos no mercado, pelo contrário, é agregar valor a estes produtos, inovando na tecnologia utilizada, melhorando a aparência, mantendo um padrão estável, que fidelize cada vez mais clientes.
Acompanhe as tendências com o software específico para a indústria alimentar
A indústria de panificação é altamente influente na forma como a comunidade percebe a sua alimentação. Como alimento mais antigo e mais transversal a todas as culturas, o pão tem vindo a evoluir e a transformar-se ao longo dos tempos. Acompanhar as tendências é fundamental para que a sua indústria de panificação não fique obsoleta e esquecida. Além de assegurar uma variedade que inclui novos ingredientes e a busca pelo autêntico, o rastreamento e a segurança alimentar estão entre as exigências mais inflexíveis dos consumidores. Assegure a modernização do seu negócio, apostando num software específico, que lhe permita uma produção moderna e meticulosa, com controle das pesagens à miligrama e que lhe permita uma exigente gestão de qualidade, sem ter de despender tempo e paciência.
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