11/28/2024
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No mercado da panificação, a frescura e qualidade dos produtos é a fundação para o sucesso. Mas, à medida que os consumidores se tornam mais exigentes e as opções se multiplicam, torna-se fundamental criar uma marca forte que se distinga da concorrência, fundada numa estratégia sólida de marketing digital, que consolide os seus clientes e abra as portas para novos públicos. Neste artigo vamos focar-nos sobre a importância do Branding e Marketing no mundo profuso e competitivo das padarias e pastelarias e como criar uma estratégia de atração e fidelização dos consumidores, que agregue mais valor ao seu produto e que faça evoluir o seu negócio para novos mercados.
Marketing e branding: os conceitos de uma estratégia comercial
O branding e o marketing são duas componentes essenciais para qualquer estratégia comercial bem sucedida. O branding é o processo de criação, desenvolvimento e gestão da marca, abrangendo a criação de uma imagem, que crie uma ligação com o público-alvo, em que este se identifique com os valores e missão intrínsecos à empresa e à marca. O branding envolve o conceito, a imagem e o logotipo, mas também na perceção que se quer criar no consumidor. Uma estratégia de branding também inclui a criação de uma experiência associada à marca, gerando uma conexão mais emocional ao consumo do produto.
O marketing é um conceito que diz respeito a um conjunto de ações viradas para a promoção de produtos ou serviços, que compreendem a análise e seleção do público-alvo da empresa, de modo a construir uma estratégia comercial que apele a este grupo, de modo a maximizar as vendas. Existem diferentes meios transmissores e estratégias, que convidam novos clientes a aderir ao produto e procuram fidelizar aqueles já existentes. O objetivo do marketing não é apenas vender mais produtos, mas sim criar uma relação com os clientes, de modo a gerar uma sensação de identidade entre cliente e marca.
Numa estratégia conjunta de branding e marketing, as empresas ganham uma nova projeção, atraindo novos clientes e fidelizando a sua base, consolidando e destacando a presença da marca no mercado.
Branding: a marca que estabelece a sua identidade
Quando se cria uma imagem para a marca, esta tem de ser agradável e apelativa para o público-alvo, mas também tem de evocar desejos, lembranças e emoções, que despertam no cliente a vontade de consumir. No caso do negócio da panificação, as padarias e pastelarias devem criar uma identidade visual que reflita a sua imagem e os valores que querem transmitir, quer seja alinhada na tradição, modernidade, inovação, comida de conforto ou elegância, entre outros atributos. Cada elemento deve ser pensado na narrativa da marca, de modo a que faça sentido na criação da identidade, que será a referência do seu negócio.
A identidade da marca deve manter-se coerente em todos os pontos de contacto com o cliente, desde o logotipo, o embalamento, atendimento e o estabelecimento físico, caso o tenha. Escolha bem os elementos visuais como cores, tipos de letras, mobiliário e outros pormenores, para que remetam à identidade da marca. Ao criar uma marca coesa e fidedigna, não vai apenas vender um produto, irá criar toda uma experiência positiva e memorável para o cliente.
Marketing: impulsionando a visibilidade da marca
A criação de uma marca sólida que transmite os valores da sua empresa é apenas o primeiro passo para uma estratégia de valorização do seu negócio. A seguir é necessário dar a conhecer a marca, através de ações de marketing, que conquistem os clientes e que destaquem o seu produto pela forte concorrência do setor da pastelaria e padaria. A utilização de estratégias digitais, como a presença ativa em redes sociais, campanhas de e-mail marketing e anúncios direcionados, permite dar maior visibilidade à marca, estabelecendo uma maior ligação com o público-alvo. Pode apostar na criação de conteúdos que vão de encontro à identidade da sua marca, quer sejam receitas, vídeos dos processos de produção, marcas de inovação nos seus produtos, testemunhos de clientes, entre outros conteúdos, que estejam de acordo com o seu posicionamento no mercado. Ao inovar nas estratégias de marketing, como utilizar “influencers” locais para promover produtos e destacar a singularidade da sua marca, é possível gerar um impulso positivo, que gera mais visibilidade e, naturalmente, mais vendas.
Construindo uma marca forte: uma estratégia de branding e marketing
Perante o que dissemos anteriormente, vamos apresentar um exemplo de como se constrói uma marca e a forma como se desenvolve uma estrutura de marketing em redor dos valores que pretende transmitir, para atrair cada vez mais consumidores, fidelizando os clientes habituais.
A Padaria Tradição: a aposta no sabor tradicional histórico de uma região
Num exemplo fictício, vamos apresentar a Padaria Tradição, que valoriza os produtos da terra e os sabores de antigamente.
Esta padaria fictícia vai criar uma narrativa que envolve a história da marca, as suas origens, as práticas que fazem desta marca uma referência tradicional, destacando os valores que representa, como a preferência pela utilização de matérias-primas locais, frescura, métodos de produção tradicionais e receitas tradicionais e antigas. A partir desta narrativa, vai criar uma imagem que remete ou faça uma leve referência a elementos históricos e culturais da localidade e ou do produto mais característico e icónico da sua padaria ou pastelaria.
As cores e o tipo de letra também devem remeter para a tradição e nostalgia mas, para além do logotipo, o embalamento do produto também deve ter em linha de consideração a antiguidade e a tradição. Também o ambiente do próprio estabelecimento deve seguir a mesma linha de orientação, procurando ajustar a atmosfera do local à marca da tradição e história, para que os cliente se sintam envolvidos na própria experiência.
A padaria vai criar e utilizar as redes sociais para partilhar histórias e tradições que envolvam a confeção dos produtos, valorizando e destacando a autenticidade dos alimentos confecionados.
Poderá procurar um “influencer” local que se alinhe com a mesma filosofia, que poderá criar conteúdo para os seus seguidores, que referenciam os produtos mais icónicos da padaria.
Mas, para que a autenticidade do produto não seja colocada em causa, vai também aliar-se a fornecedores que alinham pela mesma filosofia da tradição. Da mesma forma, poderá promover atividades ou estar presente em eventos que estejam ligados à cultura local e histórica da localidade que representa. Mas, tal como na confeção e produção da padaria há sempre espaço para ajustar a demanda da procura, também no branding e marketing, há margem para inovação e progresso. A Padaria Tradição procura ouvir o feedback dos clientes, ajustando e alinhando a estratégia em conformidade.
Branding e marketing: o caminho para o futuro do seu negócio
Através deste artigo, ficou claro que a construção de uma marca sólida e a implementação de estratégias de marketing eficazes são essenciais para o sucesso das padarias e pastelarias num mercado muito competitivo. Não obstante a importância da frescura e qualidade dos produtos, apenas com uma marca bem definida e uma abordagem estratégica de marketing pode elevar o seu negócio ao próximo nível, descolando-o da concorrência.
Simultaneamente, a integração de um software de gestão eficiente é crucial para que a qualidade do produto seja estável e constante, não desiludindo os consumidores conquistados. Um sistema que atenda a todas as regulamentações e possibilite o rastreamento perfeito dos ingredientes, desde a matéria-prima até à produção, não apenas garante a qualidade, mas também fortalece a confiança do cliente na marca. Esta fiabilidade e confiança também se expandem numa comunicação mais eficaz e estratégias de marketing direcionadas para públicos mais exigentes, uma vez que permite destacar a procedência e autenticidade dos produtos, assim como assegurar compromisso com a segurança alimentar.
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